sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Arbitragem Potiguar desempenha um excelente trabalho pela Copa do Nordeste

Por Anderson Fagner Barbosa | arbitrosdorn

 No último domingo pela copa FNF, houve um equívoco por parte da arbitragem na partida entre ABC x Alecrim, em uma não marcação de penalti a favor da equipe do Ninho do Periquito.
A imprensa, dirigentes e torcedores criticaram muito a arbitragem pelo erro pontual, onde a equipe fez uma excelente trabalho de arbitragem durante todo o jogo.

Já Pela Copa do Nordeste, na última quarta-feira (29.01), o trio de arbitragem do Rio Grande do Norte, que na equipe participava um dos assistentes que atuou da partida em Natal, mostra o quão bem preparada a arbitragem do RN se encontra.
O assistente Número 1 da partida, mostrou isso em um lance capital no jogo entre Guarany de Sobral e Sport Recife.

Veja o vídeo abaixo:


                                                       Imagens: Esporte Interatvo/NE


O lance em questão, sempre foi difícil mas, ano passado, com as alterações da regra, ficou mais complicado! Explico: Antigamente a regra dizia que qualquer jogador que fizesse movimentos ou gestos que atrapalhassem a visão do adversário quando estivessem em posição de impedimento deveriam ser punidos, ou seja, dificilmente o jogador não estaria impedido. Hoje, não! Esta parte do texto foi retirada e, nesta situação, para ser punido com impedimento um atleta deve atrapalhar CLARAMENTE a possibilidade do adversário jogar, ou seja, dificilmente o jogador estará impedido.

Pois bem, falando especificamente do árbitro assistente Luiz Carlos Câmara, árbitro do quadro CBF 1/RN, em lance polêmico no gol do Guarany aos 48 minutos do segundo tempo, lance do gol da vitória do time de Sobral.

O assistente percebeu que um jogador estava a frente mas, para levantar a bandeira, deveria ter certeza que o atleta estava claramente na frente do campo de atuação do zagueiro impedindo que ele jogasse ou disputasse a bola (o q não aconteceu, como mostra o vídeo) e, me parece óbvio, que na linha lateral ele não tem profundidade suficiente para afirmar tal fato.

Então, ficou convencionado que, nestes casos o assistente não deve levantar a bandeira mas também não deve correr para o meio (deve ficar parado como fez o Luiz Carlos Câmara). Quando há comunicação ele informa pelo microfone ao árbitro de sua dúvida através da palavra POSIÇÃO (ou algo que equivala), no caso, ele chamou o árbitro Leandro Saraiva para tirar sua dúvida. Ou seja, ele tem 50% da informação e o árbitro os outros 50%.
O árbitro que tomará a decisão final juntando a sua percepção do lance com a “meia informação” do assistente. Assim fez o Árbitro Potiguar Leandro Saraiva, tomando a decisão acertada e validando o gol.

O árbitro deve buscar um ângulo que lhe permita ver a jogada da maneira mais frontal possível, para ter a certeza da participação ou não do atleta em posição de impedimento. Mas, e a velocidade da jogada e suas prováveis variantes? Vocês perceberam a posição do árbitro em sua diagonal na meia lua? Como reagir tão rápido? Como percorrer em um segundo uma distância tão grande?

Essas perguntas eu mesmo respondo: com muito treinamento, com muito foco, com treinamentos diários, assim como a arbitragem do Rio Grande do Norte vem se preparando, em busca da excelência.

Esse lance é, sem dúvida, muito complicado para a arbitragem pois, meio metro para o lado, o atacante estaria interferindo no zagueiro e o gol seria irregular. É a exigência de uma precisão que dificilmente será alcançada, pelo menos por olhos humanos sem precisar ver depois pelas imagens da TV.



Um comentário:

  1. Esse mesmo tipo de lance ocorreu em outro jogo, também em Sobral, no ano passado, onde fiz o mesmo procedimento que o Luiz fez, fiquei parado e informei ao árbitro Ítalo que tinha um jogador em posição de impedimento. O Árbitro de pronto, anulou o gol, pois naquela ocasião o atacante interferiu no adversário. Atitude acertada pela equipe de arbitragem e registrada em relatório pelo observador Milton. A nossa arbitragem é qualificada e mostra isso todos os dias nos jogos em que atuamos.

    ResponderExcluir